segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Dra.FERNANDA: PRIMEIRA MULHER REELEITA NA HISTORIA DE JAPERI

O resultado nas urnas não foi muito diferente do divulgado pelas pesquisas, sacramentando o favoritismo da atual prefeita e agora reeleita Dra. Fernanda Ontiveros (PT). A doutora venceu as eleições com 39,43% dos votos válidos, a prefeita viu seu eleitorado crescer 1,12% em relação ao pleito anterior.

Fernanda se iguala ao ex-prefeito Timor, que também fora o único a conseguir tal feito, sendo eleito em 2008 e reeleito em 2012.
Foto: divulgação rede social

O principal adversário da doutora era Helder Pedro (MDB), que ficou em segundo lugar.

 Com 100,0% das urnas apuradas, Helder obteve apenas 28,82%, vale ressaltar que o mdebista perdeu 5,58% dos seus eleitores, comparando com a eleição de 2020 em que também perdeu para Fernanda.

Já o terceiro colocado na disputa foi Tiago Careca (PL), que somou 23,87% dos votos. Zuzu do Açaí (NOVO) - 3.023 votos - 5,25%

Dr. Washington Advogado do Povo (DC) - 1.166 votos - 2,03%

Anderson da Farmácia (PDT) - 350 votos - 0,61%

 O número de eleitores que foram as urnas subiu de 49 mil para 61 mil nesse processo, demostrando assim um maior desejo em eleger seus representantes, por outro lado, embora percentualmente os números de votos brancos, nulos e abstenções tenha tido um pequeno aumento, numericamente houve uma pequena queda.

Fernanda tem inúmeros desafios pela frente, embora tenha avançado na área da saúde, o que era de se esperar por ser médica, no entanto, só não obteve mais êxito na pasta por ter assumido o governo ainda no período de pandemia e por ter encontrado a casa totalmente bagunçada, deixada por seus antecessores, Carlos Moraes e César de Melo.

 Já no saneamento básico, vários bairros já receberam obras de infraestrutura e segundo a prefeita, ela quer terminar seu mandato com pelo menos 90% das ruas asfaltadas e saneadas. Seu calcanhar de Aquiles ainda é a educação que a exemplo do estado do Rio, não se saiu bem no último resultado do IDEB precisando assim de uma reformulação na pasta, com novas estratégias, a fim de pôr Japeri num melhor cenário na área educacional.

UMA CAMPANHA MARCADA POR FAKE NEWS

Foram 45 dias de campanha e a doutora não deixou de apanhar um dia se quer, seu principal opositor, Helder Pedro(MDB), não poupou esforços em disseminar inverdades contra sua adversária e também sua irmã, Caroline Ontiveros, Secretária de educação.
 Charge de @chargesdoniniu

Um vídeo produzido por inteligência artificial foi divulgado na tentativa de dissuadir os eleitores em votar na doutora, tal vídeo trazia um falso diálogo entre a prefeita e a secretária de educação, em que ambas tratavam da divisão de cargos e propina aos vereadores.

O mdebista apontou também sua metralhadora “fakeniana” contra o candidato Tiago Careca (PL), que era uma grande ameaça a sua candidatura, pois caso conseguisse ficar em segundo lugar, enterraria de vez a carreira política do ex-verador, Helder tentou ressuscitar um problema de foro íntimo de Careca, mas ao que tudo indica, não colou, por fim, sobrou até para o Zuzu(NOVO), um dia ates do pleito fora divulgado que o empresário havia desistido de sua candidatura em prol de Hélder, o que foi desmentido com um pronunciamento de Zuzu nas redes sociais. Agora, fica a cargo dos envolvidos resolver esse imbróglio na justiça.   


sábado, 5 de outubro de 2024

FERNANDA ONTIVEROS É A PREFERIDA PELO POVO DE JAPERI

A disputa por uma vaga ao executivo em Japeri está acirrada pela segunda colocação. Segundo instituto de pesquisa IBPS, apena um ponto percentual separa o atual vereador Tiago Careca (PL) e o ex-vereador Hélder Pedro(MDB), que disputa pela segunda vez a prefeitura tendo perdido a última para Dra. Fernanda Ontiveros. Careca e Helder tem respectivamente 18,4% e 17,7%. O empresário Zuzu do Açaí(NOVO) tem 4,7% e Dr. Washington(DC) 0,8%. A atual prefeita Fernanda Ontiveros(PT) lidera a pesquisa com uma vantagem expressiva, somando 38,7%.

Caso se confirme esse resultado, Fernanda Ontiveros entrará para a história de Japeri como a primeira mulher eleita e reeleita.


A pesquisa foi realizada presencialmente entre os dias 30 de setembro e 01 de outubro, ouvindo 600 eleitores a partir de 16 anos do sexo masculino e feminino em 38 bairros da cidade.  A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sob o número RJ- 07641/2024. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Desespero

 

fotos: Reprodução das redes sociais
Prestes a perder a segunda disputa consecutiva à prefeitura, o ex-vereador Helder tem partido para o ataque contra seus adversários. Material gráfico distribuído por sua coligação, faz acusações contra seus adversário, Tiago Careca e atual prefeita Fernanda Ontiveros que lidera a pesquisa.

Na propaganda Helder cita o caso de uma falsa médica que chegou a dar dois plantões no hospital municipal e que fora descoberta pelo diretor da unidade que entrou em contato com a polícia civil para armar o flagrante na farsante. O ex-vereador, cita ainda um caso de violência doméstica do candidato Tiago careca ocorrido em 2011, levando para a seara política um problema conjugal e expondo de forma lamentável toda sua família.

O desespero da chapa é tanto, que em seu último comício de campanha, seu candidato a vice, Jonas Cruz, apelou até para o capitão, afirmando que o ex-presidente Jair Bolsonaro estaria apoiando sua candidatura, o que é contestado por Bolsonaro, que nas redes sociais, pede para que ninguém vote no MDB, partido de Helder e Jonas.