domingo, 22 de setembro de 2013

Prefeitura imuniza 40 mil animais contra a raiva

Genésio Neto
Ontem foi dia de muitos donos de animais de estimação levar seus bichinhos para imunizá-los contra a raiva, durante campanha da Prefeitura de São João de Meriti, por meio das secretarias de Saúde e Ambiente e Defesa Civil. Ao todo, 40 mil animais, entre cachorros e gatos foram imunizados à doença que pode ser transmitida aos seres humanos. Para garantir a totalidade da meta, que era de 65 mil animais vacinados, a prefeitura também preparou reforço com uma equipe volante, que deu cobertura aos postos com maior procura.

O efetivo total trazido para trabalhar durante a campanha foi de 800 pessoas, entre elas profissionais da área da saúde e voluntários. De acordo com o superintendente de Vigilância Sanitária Walmir Martins Barbosa Junior, a prefeitura não poupou esforços para conseguir imunizar a maior quantidade possível de animais.  “Contamos com o apoio de 150 estudantes de enfermagem e veterinária de diversas instituições de ensino”, revela Walmir. Outra ação de ajuda este ano foi a equipe volante, composta por três enfermeiros, que circulou por todos os postos para diminuir a fila de espera. “Caso houvesse muita demanda em um determinado posto, esta equipe conseguia chegar ao local rapidamente e diluía a fila para que os animais não ficassem muito tempo em contato uns com os outros”, explica o superintendente.

A população aprovou a campanha. “A iniciativa da prefeitura de proteger nossos amiguinhos de quatro patas é excelente. Nós, donos de animais de estimação, devemos atuar junto ao governo e trazê-los para vacinar. A raiva é uma doença muito séria e pode ser extremamente prejudicial ao homem. Vacinando minha cadelinha Bella estou protegendo a minha saúde e a de todos ao meu redor”, explica o morador de Jardim Meriti Washington de Souça Moço sobre a importância da conscientização da população. A doença, causada por um vírus, pode ainda ser transmitida por morcegos e macacos saguis através de mordidas, arranhões ou lambidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário