quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Prefeitura realiza ação contra câncer de mama

 Na manhã de ontem, a Prefeitura de São João de Meriti, por meio da secretaria de Saúde, realizou evento em referência ao Outubro Rosa com palestra, consultas aos mastologistas e verificação através da mamografia. Ao todo foram distribuídas 50 senhas de atendimento no Espaço Femina, no segundo andar do PAM Meriti.

O evento começou com a palestra do Dr. Benedito de Souza, um dos mastologistas responsáveis pela ação. Durante o discurso, o médico explicou a importância do diagnóstico precoce, das diversas formas de prevenção, além de ensinar como fazer o exame de toque. Segundo o doutor, estas datas especiais do mês de outubro servem para desmistificar o câncer de mama e informar às mulheres que ainda não seguem uma cartilha de vigilância.

A doutora Cristina Fidalgo, outra responsável pelo evento, informou que a prioridade deste dia de exames era das mulheres com mais de 40 anos e que nunca fizeram nenhum tipo de avaliação. A médica explica que essa segmentação foi necessária, pois outras pacientes, que já fazem o acompanhamento com seu médico, serão encaminhadas ao setor de mastologia do PAM Meriti inevitavelmente caso seja necessário.

O setor de mastologia do PAM Meriti já é referência no tratamento contra o câncer de mama na região. O Outubro Rosa é um movimento internacional dedicado à prevenção e combate ao câncer de mama. Ao redor do mundo são realizadas ações para diagnosticar os sintomas e diminuir o número de casos, que já é a segunda maior causa de morte em mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário